83, Rue de Rennes 75006

L'incurie de la toilette est un suicide moral.

mercredi, novembre 01, 2006

Eu finalmente consegui fazer café. Quer dizer, descobri que, sim, é verdade, se misturar aqueles granuladinhos marrons com água fervida vira café. Parece até mágica. Sempre desconfiei de café solúvel, assim como eu sempre desconfiei de comida japonesa. Só há dois, três anos resolvi me render às tiras de peixe cru (e acabei amando, claro).

E, como sempre acontece com as minhas novas "descobertas", eu fiquei obcecada. Até comprei açúcar em forma de coração. Só hoje, tomei três xícaras de café! Acho que estou até levemente alucinada. Imagina, café por aqui (com exceção das cafeterias estudantis) custa em torno de 2,50E! Hoje nem tomei o meu sagrado ice tea de manga, para vocês terem noção.

Como vocês podem ver, minha vida anda muito "do lar". Ontem a Hyomin veio aqui em casa à noite e ela mencionou que eu estava muito empolgada, cheia de energia. Eu respondi que tinha acabado de voltar do supermercado e comprado vários produtos novos de limpeza! E ela ria, mas ria tanto que eu cheguei a pensar que a cabeça dela iria se desmembrar do corpo e sair voando. Pode ser coisa de louco, mas eu realmente não consigo ficar feliz se meu banherinho não está com cheirinho de lavanda, se meu tapetinho branco não está escovado, se o ar daqui de casa não está puro! Simplesmente é impossível.

A harmonia da minha casa está prestes a ser quebrada. Vejam bem o meu nervosismo: uma colega nova da faculdade vem aqui no domingo estudar. Ela se chama Gabriela, está comigo na aula de Archéologie et art grecs e vem do Uruguai. Vocês devem estar se perguntando porque eu a convidei então, ora bolas? Resposta: porque ela praticamente se convidou!!!

Bem, na verdade ela é ótima. Diferente das minhas outras amiguinhas de cabelos modernééééérrimos, ela tem 37 anos e trabalhou durante 20 anos como editora de um jornal uruguaio, ou seja, é super interessante, cheia de experiência e histórias pra contar. Em tempos de crise no país dela, resolveu vender tudo lá, estudar o que ela sempre quis e morar com uma antiga paixão em Paris.

Ela me chamou atenção, primeiro, claro, porque eu vi que ela tinha sotaque enquanto falava e, segundo, porque ela fala com o professor de igual para igual. Óbvio que eu fui puxar conversa com ela no final da aula, ela ficou toda empolgada comigo, disse inclusive que o pai dela mora em Manaus (esquisito?). Antes mesmo dela mencionar que era jornalista, eu já tinha imaginado. Um, ela se veste mallllllllll (usa uma jaqueta de couro que bate no joelho), dois, tem um bafo muito forte, uma mistura de cigarro com café e, três, tem uma opinião formada sobre tudo.

O problema é que ela é do tipo que não dá o braço a torcer; quando tem uma opinião e acredita em algo, dificilmente muda de idéia. E, vamos combinar que isso é chato pacas, né? Ontem, por exemplo, ela se virou para mim antes da aula começar e disse "parabéns! você deve estar feliz!" com um sorrisão (nada bonito, diga-se de passagem). Eu, sem entender nada, perguntei por quê. Ela respondeu que era por causa da reeleição do Lula. Eu disse que isso não me deixa feliz, sobretudo pelo último governo dele. E isso não quer dizer que eu não votaria nele, vejam bem. Também não quer dizer que votaria. Mas, vamos combinar. Tomar um sorvete de framboesa no Amorino me deixa feliz. Assistir o clipe do Lion Heart, "Teu Olhar", me deixa feliz. Dançar "Kung-Fu Fighting" me deixa feliz. Beber uma boa caipirinha me deixa feliz. Agora saber que o Lula foi reeleito me deixa, digamos (para não causar polêmica), indiferente.

Ela começou a argumentar como o governo dele foi diferente e como o Lula é incrível. Eu comecei a achar sinceramente que ela mora em outro mundo, sobretudo, porque ela é jornalista! Engraçado como às vezes eu acho que eu sou alienadinha, afinal, eu me preocupo muito mais saber do novo desinfetante que foi lançado no supermercado ou em decorar o nome das ilhas do Mar Egeu. No final das contas, não importa a idade, o credo, a origem, só vê a vida quem quer.

Bem provável que, inesperadamente, eu fique gripada de novo esse final de semana.

Escutando: "Mes emmerdes", Charles Aznavour

4 Comments:

Anonymous Anonyme said...

Post divertido a beça! Adorei.
A cabeça da coreano voar é muita viagem sua. E de tão surreal, chego a desconfiar da existência dessas uruguaiana de pais em Manaus. Vou aguardar mais notícias.

11:57 PM  
Blogger carolina said...

voce é uma super contadora de histórias, bel. adoro.

e adorei o kung fu fighting. gente, que dia divertido.

6:22 PM  
Anonymous Anonyme said...

Bebel, descobri esse seu espaço hj e adorei !! A parte que vc conta pq achava que a sua nova amiga era jornalista está sensacional....passarei por aqui sempre agora. Beijos
Leticia

2:32 PM  
Blogger Janja Fontes said...

Noróóóóóóticaaaaa!

2:15 PM  

Enregistrer un commentaire

<< Home