83, Rue de Rennes 75006

L'incurie de la toilette est un suicide moral.

vendredi, novembre 17, 2006

Peço de antemão desculpas pela demora aos meus caros leitores porque, depois que instalei um counter, descobri que tenho muitos! Meus dias andam bem cheios. Semana passada fiz um abonnement com a Mk2. Então, tenho ido quase diariamente ao cinema. Dois filmes me chamaram atenção e, na minha singela opinião, concorrem ao Oscar Bebel de melhores do ano: "The Queen", do Stephen Frears, e "Babel", do Alejandro González Iñárritu.


Há quatro anos - meu zeus, 4 anos déjà! - minha querida professora de teatro, Susanna Kruger, falou que uma peça é excelente quando todos os elementos que a compõe estão em perfeita harmonia. Então, uma peça não é necessariamente incrível apesar do desempenho de tal ator ou da cenografia ser excepcional. Acho que isso se aplica a qualquer obra de arte. E essa sensação de incrível orquestração percebi tanto em "The Queen" quanto em "Babel". Tudo se complementa, tornando o produto final maravilhoso.


Ando ocupada também com a programação do Louvre que, esse mês, anda muito muito intensa. Primeiro porque o mês de novembro é Le Mois de la Photo em Paris. Segundo porque o Louvre convidou a escritora americana Toni Morrison - também ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 1993 - para fazer uma programação especial sobre algum tema. Ela escolheu "Étranger chez soi", ou seja, uma das coisas que mais me fascina: a alteridade.


O departamento de Antiguidade em particular preparou uma série de conferências e visita-conferências incrível. Eu assisti "Les femmes dans la cité grecque" com uma das maiores historiadoras da Antiguidade aqui, Pauline Schmitt Pantel, que é especializada em mulheres na Grécia Antiga. Ela fez o volume 1 da História das mulheres, aquela coleção enoooorme dirigida pelo Georges Duby. Nem preciso dizer que foi lindo e que eu quase chorei de emoção junto com a professora Pauline quando ela leu o Hino Homérico a Deméter!!!!! Eu tenho quase certeza que ela chorou lendo!!!! Mais uma vez eu era a única com menos de 70 anos. Estou começando a ficar acostumada com isso!!!! Quem sabe eu não dou o golpe do baú em algum???

2 Comments:

Blogger carolina said...

hahahaha. você é incrível e não presta, dona bebel...

4:49 PM  
Blogger Janja Fontes said...

Sei lá, você não fala assim...

7:37 PM  

Enregistrer un commentaire

<< Home